Conversas no Blog

Música


16/10/2009


 
 

Diretamente do Metropolitan de NY

La Bohème 

Um dia desses revi La Bohème diretamente do Metropolitan de New York que nos chega ao cinemas da cidade em HD. La Bohème, talvez seja a ópera mais bonita  de Puccini. A sua música é envolvente e de  melodia que rapidamente se identifica  com a platéia. A bela romena Angela Gheorghiu, uma brilhante soprano,  esta simplesmente soberba,  em seu papel de Mimí , uma especialidade da moça. Ramón Vargas, o tenor mexicano, de grande sucesso atualmente, no papel do poeta  Rodolfo. Forman a dupla central e brilhante de La Bohème. Esta,  talvez tenha sido a primeira ópera, que nos umbrais do século vinte, coloca na lírica personagens da vida real ambientados em Paris. Até esse momento as óperas tinham como personagens, reis, deuses, guerreiros ou personagens mitológicos inexistentes.

Excelente programa.

Escrito por RFN às 09h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

05/10/2009


 
 

Uma Lágrima

Mercedes Sosa

Nos setenta, enquanto éramos silenciados e nos silêncios,  perseguiam e torturavam, Mercedes Sosa e seu tambor, nos unia, com sua linda voz de contralto, e canções doidas e tristes, éramos jovens e cantávamos juntos contra os demônios que azolavam a America Latina. Muitos, sobrevivemos e continuaremos cantando Mercedes Sosa.

Na gravação com o grande Milton Nascimento.

 

Escrito por RFN às 09h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

 
 

Una lágrima para Mercedes

Escrito por RFN às 09h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

28/09/2009


 
 

Seguindo os meus caminhos

My Way

Imagino que cada um tem suas melodias preferidas. Eu prefiro uma em especial, composta pelo canadense Paul Anka. Tenho muitas gravações de My Way, desde a famosa de Frank Sinatra até Elvis Presley. A que mais apreço é a gravação da Nina Simone. Cliquem, vejam e ouçam.

Escrito por RFN às 03h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

25/09/2009


 
 

Lembranças de Cristina

Momento de Beleza

Há momentos da vida que você não esquece nunca mais, entre tantos meus, há um especial voltado para a dança. No ano 2000 assisti a coreografia de Pina Bausch, aqui em Sampa. Foi magnífico. Num momento de rara beleza do espetáculo é, quando uma dúzia de casais, atravessam o palco ao som de um tango. Pedro Almondavar, mais tarde  incorpora esta cena a um de seus filmes.

A Pina Bausch,morreu ha pouco tempo. Sua companhia, esta de volta a cidade.

A propósito leio um artigo no Estadão de hoje, da Cristina Mutarelli com recordações da Pina Bausch no natal de 2000. Vale uma lida.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090925/not_imp440563,0.php

 

Escrito por RFN às 17h44
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

23/09/2009


 
 

Amantes

Escrito por RFN às 11h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

03/09/2009


 
 

Uma descoberta

 

Uma nova Callas ? 

Zapenado na internet leio no N.Y.Times, no caderno de espetáculos, que uma nova soprano esta fazendo um tremendo sucesso no mundo lírico, a minha amiga Susana Herrera, já tinha me alertado para esta nova soprano. Mais ainda, os críticos a estão comparando a Maria Callas. Tem um registro doce e potente, é linda e foi formada em canto lírico no Teatro Colon, continuando seus estudos em Washington onde reside. Tem trinta e trés anos e um grande futuro. Hoje faz  sucesso na Europa. Talvez dentro de pouco aterrize por aqui e nos encante com sua voz.

Desculpem, ia esquecendo, ela nasceu em Santa Fé,  Argentina. Uma esperança, nem tudo esta perdido por lá.

Cliquem, vejam  e ouçam.

 

Escrito por Rudy às 10h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Histórico